MOSTRAS E AÇÕES FORMATIVAS


MOSTRA ELAS
A Mostra Elas é um projeto idealizado pela Giro Planejamento Cultural, cujo princípio é fomentar a equidade de gênero nas artes, com foco no audiovisual e novas tecnologias. Com esse propósito, a Mostra Elas vem desenvolvendo ações que visam proporcionar espaços de visibilidade, valorização, difusão, discussão e formação, a partir da capacitação técnica e criativa de mulheres, pessoas trans e não-bináries.
A primeira edição do projeto foi realizada em 2017, em Salvador, no formato de mostra de cinema de filmes dirigidos por mulheres, com exibição de filmes e bate-papo com as diretoras, consultorias e oficina de roteiro, mesas de debate e apresentações musicais. Em 2021, foi realizada a segunda edição, em versão online, com foco nas Ações Formativas: além de 13 oficinas e 6 consultorias de roteiro, foram realizadas 05 lives de debates e um mapeamento, na Plataforma Mostra Elas, de mulheres profissionais do audiovisual baiano.
Parceiras: Mostra Elas – Filmes dirigidos por Mulheres (1ª edição): Luciana Lemos e Emanuella Leite
Ações:
Mostra Elas – Filmes dirigidos por Mulheres: Exibição de Filmes, Bate-papo com as Diretoras, Oficina de Roteiro, Mesas de Debate e Consultoria de Roteiro (2017)
Mostra Elas – Ações Formativas: 13 Oficinas, 6 Consultorias de Roteiro, 5 Lives de Debate, Mapeamento Elas no Audiovisual (2021)
Serviço Prestado: Idealização, Captação, Produção e Gestão Financeira
Financiamento: Secretaria de Cultura da Bahia

SONS E IMAGENS DA BAHIA
O Sons e Imagens da Bahia foi criado para ser o berço da carreira de futuros profissionais de audiovisual do estado. Com o foco em estudantes da rede estadual de ensino, o projeto realizou, de forma gratuita, oficinas de audiovisual para 81 jovens estudantes, além de palestras sobre diversos temas. O projeto é uma realização da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz em parceria com a Fiocruz Bahia e a Giro Planejamento Cultural, além de realizar a produção, também assume a coordenação pedagógica do Sons e Imagens da Bahia.
Parceira: SPCOC e Fiocruz Bahia
Ações: Realização de ações formativas na área de produção audiovisual para jovens estudantes da rede estadual de ensino da Bahia
Serviço Prestado: Produção e Coordenação Pedagógica
Financiamento: Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.


PEQUENA USINA DE FILMES
Curso de introdução à linguagem de cinema de animação voltado para crianças. A formação ocorreu paralelamente ao processo de produção de um curta de animação, de 5 minutos, utilizando a técnica de Stop Motion. O curso foi gratuito e destinado a 30 crianças, entre 10 e 11 anos, estudantes da escola municipal São Vicente, localizada no povoado do Diogo, Bahia. Como resultado do projeto, foi produzido o curta-metragem “O Mistério da Palha”.
Parceira: Gabriela Leite (BA/França)
Ações: Realização de Oficina de Animação para Crianças e produção do curta-metragem de Animação “O Mistério da Palha” (2017)
Serviço Prestado: Captação, Produção e Gestão Financeira
Financiamento: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

ALÔ ALÔ MUNDO!
CINEMA DE INVENÇÃO
A mostra ‘alô alô mundo! cinemas de invenção na geração 68’ foi realizada entre os dias 10 e 22 de janeiro de 2017, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, e foi composta por 14 filmes brasileiros produzidos entre 1968 e 1982; e 13 filmes espanhóis realizados entre 1968 e 1981, que tem em comum o fato de serem filmes de vanguarda e militância política e que trazem, em sua essência, práticas de ruptura e revolução.
Curadores: Paola Marugán e Marc Martínez (Espanha)
Ações: Mostra de Cinema (2017)
Serviço Prestado: Captação, Produção e Gestão Financeira
Financiamento: Caixa Cultural
