PROJETOS

artescenicas.png
Obinrin_3.jpg

OBINRIN
 Ancestralidade, Residência Artística e Performance Negra Feminista

O projeto se configurou como uma ocupação artística, feminista e negra no Espaço Cultural da Barroquinha (BA). O objetivo foi dar visibilidade às produções contemporâneas de artistas negras e seus discursos, bem como discutir o apagamento histórico de mulheres negras que foram relevantes no cenário cultural e político da cidade, promovendo novas redes entre artistas afrodiásporicas brasileiras e o território latino-americano. 

Idealização: Laís Machado (BA)
Parceira: Àràká - Plataforma de Criação em Arte
Ações:  Residência artística; videoconferências; conferências; apresentações de espetáculo; exposições performáticas; revistas; atrações musicais e catálogo (2018)
Serviço Prestado: Captação, Produção e Gestão Financeira
Financiamento: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia 

FESTIVAL DRAMATURGIAS DA MELANINA ACENTUADA
ANO 5

O projeto, que teve início em 2012,  tem como proposta investigar a estética, a identidade, os temas e as produções do teatro negro contemporâneo, tendo como guia  a escrita dramatúrgica assinada por artistas da diáspora negra. Em sua quinta edição, em 2018, o Festival contou com uma homenagem aos 90 anos do ator Mário Gusmão, um nome fundamental nas artes cênicas na Bahia e no Teatro Negro brasileiro. 

 

Idealização: Aldri Anunciação (BA)
Parceira: Melanina Acentuada Produções Artísticas (BA) | Henckes Produções (BA)
Ações: Apresentações de 10 obras cênicas; Realização de 8 ateliês criativos; 4 Noites Dramáticas com leituras cênicas de 12 textos inéditos; e ainda 1 apresentação musical do Coletivo Afrobapho (2018)
Serviço Prestado: Produção e Gestão Financeira 
Financiamento: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

 

MA_4 (1).jpg
Cartografando_5.jpg

CARTOGRAFANDO AFETOS

O projeto propõe a geração de um processo criativo e documental a partir da escuta de 10 mulheres negras por outras mulheres, possibilitando a reflexão sobre os efeitos gerados pelo racismo e machismo nas suas subjetividades. Todas as conversas foram gravadas e fotografadas, gerando uma etnografia que deu base para construção do texto dramatúrgico e das demais obras que foram geradas no projeto.

Parceira: Mônica Santana (BA)
Ações: Montagem e temporada do espetáculo “Sobretudo Amor”; Performance; Ensaio fotográfico; Série de lambe-lambes; Documentário; Debate aberto ao público (2017)
Serviço Prestado: Produção e Gestão Financeira
Financiamento: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

O CORPO A ESPREITA DO FEMININO 

O Corpo à Espreita do Feminino buscou dar suporte às pesquisas que deram sustentação ao Teatro Base, a partir de dois eixos: poético-metodológico (estudos sobre o Corpo à Espreita) e temático (o Feminino), através de diversas ações continuadas e distribuídas ao longo de dois anos.


Parceiro: Teatro Base (BA)
Ações: Apresentações do espetáculo “A Bunda de Simone”, nas cidades de Cachoeira (BA) e Alagoinhas (BA); Intercâmbios; Residências artísticas; Montagem e mostra de 04 espetáculos solos; Exposição; Experimentos cênicos; Atividades formativas (2015)
Serviço Prestado: Captação, Produção e Gestão Financeira
Financiamento: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

CEF_Capa.JPG